5 Coisas que você precisa saber antes de começar a vender pela internet

Começar a vender pela internet é uma de suas metas no momento? Então saiba que, mesmo sem experiência alguma no mundo dos negócios, você é completamente capaz de fazer isso… Mas é preciso se planejar.

Para ajudá-lo nessa jornada, a equipe Ecommerce de Sucesso separou 5 reflexões fundamentais para quem está a fim de começar o seu negócio online. Preste muita atenção em cada uma delas!

1 – O NEGÓCIO PODE CRESCER RÁPIDO… SE VOCÊ O LEVAR A SÉRIO

Ao contrário do que acontece com as lojas físicas, os negócios na internet geralmente podem ser abertos com pouco dinheiro, sem equipe de apoio e até de dentro da sua própria casa.

Isso é bom? Claro, mas também faz com que muita gente encare o empreendimento como algo sendo “menos sério” do que uma loja física no centro da cidade, por exemplo.

Se você pensa assim, está na hora de refletir a respeito. Um negócio online, seja ele qual for, funciona exatamente como qualquer outro negócio físico que você já viu por aí. Ele pode crescer rápido ou devagar; trazer milhões de reais de retorno ou apenas dar dor de cabeça: tudo depende de quão a sério o projeto está sendo levado por você.

2 – VOCÊ NÃO PRECISA DE UM SITE

Se algum leitor nos perguntasse qual é o engano mais comum entre os empreendedores que estão em busca de começar a vender pela internet, com certeza falaríamos algo sobre a questão do site.

Já afirmamos isso algumas vezes por aqui, mas nunca é demais repetir: você não precisa de um site para começar.

Aliás, nós recomendamos que comece o seu ecommerce sem um site, utilizando apenas as redes sociais e marketplaces como o Mercado Livre. Isso te dará a oportunidade de validar seus produtos antes de gastar tempo e energia com a construção de uma loja virtual.

3 – MARKETING É IMPORTANTE

Vai montar um ecommerce? Então saiba que o marketing é importante… De nada adianta ter os melhores produtos pelos melhores preços se, no final do dia, ninguém fica sabendo das suas ofertas.

Portanto, uma boa fatia dos investimentos deve ser direcionada ao marketing do negócio. Todo esse dinheiro vai trabalhar para que mais dinheiro entre rapidamente no caixa… Reinvista os lucros e faça a roda girar cada vez mais rápido.

4 – O DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU

Se você recentemente acessou um artigo ou vídeo onde alguém dizia que é completamente possível ficar milionário da noite para o dia trabalhando pouco, desconfie. Pelo menos não é assim que funciona no comércio eletrônico.

Como dissemos no tópico 1, mudar de vida com um negócio na internet é completamente possível e só depende de você, porém isso só vai acontecer se realmente for investido tempo, energia e trabalho no projeto.

5 – É PRECISO NICHAR

Por fim, não seja o empreendedor que tenta vender “de tudo para todos”. Lembre-se que, ao começar a vender pela internet no Brasil, você alcançará um mercado de mais de 200 milhões de pessoas… Praticamente qualquer nicho tem potencial para ser trabalhado.

Sendo assim, estude muito bem sobre o seu público-alvo e segmente-o de acordo com diversas características, tais como gênero, idade, classe social, hobbies, hábitos, comportamento, estado civil, cargo profissional etc.

COMO COMEÇAR SEU NEGÓCIO

Talvez essa seja a pergunta que não quer calar. Conforme dito acima, o planejamento é a primeira etapa e dentro dele constam diversas ações que visam direcionar seu negócio rumo ao caminho certo.