5 Regras para investir mais e melhor

5-Regras-para-investir-mais-e-melhor.png

Confira Regras para investir mais e melhor. Investimento é uma operação com o objetivo de preservar o seu patrimônio e fazê-lo crescer ao longo do tempo. Já a especulação, foca nos preços dos ativos e suas oscilações, buscando retorno rápido mediante o risco de perder dinheiro – às vezes, até sem ter como recuperar. Portanto, tenha clareza sobre isso e entenda o que de fato é investir, para que você não acabe seguindo um caminho do qual possa se arrepender depois.

Dica 1: siga a regra 50-30-20

regra 50-30-20 mostra que você deveria usar 50% do seu salário ou receita para pagar tudo aquilo que não dá para viver sem, como aluguel e supermercado; 30% para tudo aquilo que você quer ou gosta, mas que dá para viver sem; e 20% para as suas prioridades financeiras, entrando aqui os investimentos e as parcelas de créditos tomados, se houver.

Tem variações da regra, como a regra 50-20-30, que diz para você dar preferência aos 20% das suas prioridades financeiras, antes de gastar os 30% com o que gosta. Afinal, muitos de nós temos dificuldade em fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

Dica 2: zere as dívidas rapidamente

O método 50-30-20 já ajuda a direcionar parte do salário para os compromissos financeiros, caso a sua dificuldade seja fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

Mas, se o “buraco é ainda mais embaixo”, temos algumas ideias de como você pode acabar com essas dívidas e parcelas o mais rápido possível.

Dividir o aluguel com outras pessoas ou alugar um quarto do seu apartamento pelo aplicativo Roomgo pode ser uma ótima ideia para fazer uma renda extra e minimizar gastos com moradia.

Além disso, acelerar o ritmo de trabalho para aumentar a renda ou mesmo conseguir um emprego extra e pagar logo as dívidas pode ajudar muito nessa época do ano.

Sites como GetNinjas facilitam a você arrumar uns “freelas” ou uns “bicos” sem precisar sair de casa para procurar trabalho.

Dica 3: espere o melhor, mas se prepare para o pior

Tem muita gente falando que vai ter uma crise econômica nos EUA em 2020, com probabilidade de afetar o mundo inteiro, inclusive o Brasil, que já não anda nada bem.

Caso você esteja preparado para uma crise, se ela acontecer ou não, já estará melhor do que todo mundo.

  • Atualizar e o seu currículo e LinkedIn, além de fazer networking com o pessoal da sua área, enquanto ainda está empregado. O melhor momento para procurar emprego é enquanto ainda está empregado;
  • Montar uma reserva de segurança com entre seis e 12 meses dos seus gastos médios;
  • Investir periodicamente, seja com uma frequência semanal, mensal ou bimestral. Você decide. Mas a dica é investir sempre.

Dica 4: abuse de informações de quem sabe investir

Se um dos seus pecados em 2019 foi não investir, principalmente porque ficou com medo ou se achou pouco preparado, tem empresas especializadas em dar recomendações de investimentos, dizendo onde você deveria investir o seu dinheiro.

Levante Ideias de Investimentos é um exemplo disso. O legal é que eles são totalmente independentes. Então, não ganham nada dos bancos e das corretoras para recomendarem um investimento ou outro, tornando a ideia de investimento mais alinhada aos seus objetivos.