6 Curiosidades do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, ou a “Cidade Maravilhosa” é uma das cidades mais diversas do mundo! Influenciada pelos colonialistas portugueses, indígenas nativos e africanos, é uma cidade de rica história. Você provavelmente pode imaginar que o Rio é um lugar cheio de fatos interessantes também.

Rio a capital – Curiosidades Rio de Janeiro

O Brasil foi colonizado pelos portugueses em 1500, e desde então o país viu três capitais diferentes. O primeiro deles foi Salvador da Bahia, Nordeste do Brasil. O Rio de Janeiro foi capital por quase 200 anos (1763 até 1960). Em 1960, a capital mudou-se para Brasília. Além de ser a capital do Brasil por dois séculos, o Rio já foi a capital de um país europeu também! Você consegue adivinhar qual? Sim, Portugal claro! A Família Real Portuguesa mudou-se para o Rio de Janeiro de 1808, escapando da revolução de Napoleão, e levou a corte portuguesa ao Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a Família Real no Rio em nosso Passeio a Pé Rio de Janeiro  do Centro e da Lapa

Futebol- Curiosidades Rio de Janeiro

O maior jogo de futebol de todos os tempos  foi disputado  no gueto de futebol do Rio, o   estádio do Maracanã , em 1950. Era a final da Copa do Mundo  , o Brasil contra o Uruguai. O Brasil estava jogando na frente de 200.000 fãs, que é o maior público já registrado em um jogo de futebol. O Brasil perdeu a  final  1-2, e ainda hoje o brasileiro não gosta  de ser  lembrado dessa catástrofe.

Os quatro maiores times de futebol do Rio são o  Flamengo ,  Botafogo ,  Fluminense  e  Vasco  da Gama. O maior desses times é o  Flamengo , que na verdade é o maior time do mundo, se contarmos os torcedores! Em 2017, o  Flamengo  teve no total 33 milhões de fãs em todo o Brasil e no mundo!

Cristo Redentor – Curiosidades Rio de Janeiro

O marco mais famoso do Rio é sem dúvida a estátua do Cristo Redentor. É uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo desde 2007. O projeto do Cristo Redentor começou em 1922 para comemorar os 100 anos de independência do Brasil, e terminou nove anos atrasado em 1931. A estátua é a maior estátua art déco e a 5ª maior estátua de Cristo. do mundo.

Há várias opções diferentes de como chegar ao Cristo, mas minha recomendação é o trem. Há um trem que atravessa a Mata Atlântica e chega quase aos passos da estátua. Essa jornada de trem é incrível, inaugurada em 1884, quando o Brasil ainda era um imperium! Fato tão curioso, que o trem existe mais do que a própria estátua!

COPACABANA – CURIOSIDADES RIO DE JANEIRO

Copacabana é o bairro mais famoso do Rio. A pitoresca praia e bares de estilo tradicional e restaurantes. Mas você já pensou o nome Copacabana? Muito diferente né? Copacabana, na verdade, é uma palavra em quéchua, que é a língua que os incas costumavam falar (e ainda mais de 8 milhões de falantes de quíchua no mundo). Significa um ponto de vista do lago azul.

Há uma pequena cidade na Bolívia, ao lado do lago Titicaca, chamada Copacabana. A história diz que o nome chegou aqui quando alguns vendedores bolivianos e peruanos viajaram para o Rio e construíram aqui uma pequena igreja. Esta igreja  foi referida  como Copacabana e localizada onde hoje é o Forte de Copacabana.

PÃO DE AÇÚCAR – CURIOSIDADES RIO DE JANEIRO

Outra paisagem carioca famosa é o Pão de Açúcar. Milhares de turistas diários levam o teleférico até a montanha para apreciar as vistas mais belas do Rio! Mas você pode imaginar que essa montanha na verdade já foi na ilha? . Pão de Açúcar, Urca e Cara-de-Cão foram três colinas, que foi referida como Ilha da Trindade, ou a Ilha da Trindade, ligada ao continente no final do século XVII. 

O sistema de teleférico  foi construído no  mesmo ano em que o Titanic afundou, em 1912. Foi  construído  por alpinistas que, um por um, subiram a montanha, trazendo todos os equipamentos para as mochilas. O teleférico do Pão de Açúcar foi o terceiro teleférico do mundo. Antes havia um teleférico na Espanha e outro na Suíça! O Pão de Açúcar e o teleférico também são conhecidos em Hollywood, uma vez que funcionou como uma cena no filme James Bond 007  Moonraker  em 1974. 

CARNAVAL – CURIOSIDADES RIO DE JANEIRO

Se você nunca passou um carnaval no Rio de Janeiro, por favor faça. Pelo menos uma vez. É uma dessas coisas que você só precisa experimentar. O carnaval carioca é o maior carnaval do mundo, reúne anualmente cerca de 5 milhões de pessoas na cidade !!

No carnaval sexta-feira, o prefeito do Rio lida com uma “chave de ouro” para o Carnival King, ou King Momo. Este é o pontapé oficial do carnaval, e a cidade é “governada” pelo misterioso rei Momo até a quarta-feira de cinzas. Para os  cariocas , o rei Momo simboliza festa e liberdade. Há uma competição a cada ano  para o  Rei Momo, e geralmente quem ganha é um homem de maior porte, que pode sambar e tem uma personalidade engraçada. Esta tradição está acontecendo  desde 1933 e as pessoas levam isso muito a sério aqui!

Pronto para ouvir mais curiosidades da cidade? Então junte-se aos nossos Passeios Gratuitos! Passeios diários pelo centro histórico e pela Lapa, Copacabana e Ipanema e pela Avenida Olímpica. Venha conhecer a história, a cultura e o estilo de vida do Rio de forma interativa.