7 Tipos de doenças mais comuns em gatos

7-Tipos-de-doenças-mais-comuns-em-gatos.jpg

Confira Tipos de doenças mais comuns em gatos. Apesar de serem animais considerados resistentes e independentes, os felinos também estão suscetíveis a doenças. No verão, os tutores devem ficar atentos aos tipos de doença dos gatos mais comuns.

A doença dos gatos durante o verão pode ir de incômodos carrapatos até condições graves como a cinomose. Conheça as principais a seguir, como identificá-las e preveni-las.

7 Tipos de doenças mais comuns em gatos

O aumento da doença dos gatos no verão pode ser em decorrência das elevadas temperaturas até melhores condições ambientais para os agentes portadores. Conheça mais a seguir. 

1. Sarnas e micoses

Tanto as sarnas quanto às micoses são doenças dermatológicas e altamente transmissíveis quando o animal entra em contato com outro pet contaminado.

Devido às festas do final de ano e férias, muitos pets viajam com os donos ou ficam em hoteizinhos que podem implicar no contato com animais contaminados com essas patologias cutâneas. 

2. Doenças infectocontagiosas

As doenças infectocontagiosas podem ser graves e algumas delas, como a cinomose, são prevenidas com a vacinação. Se identificar esse tipo de doença dos gatos é preciso levar o pet ao veterinário com urgência. As principais são:

  • Parvovírus: também chamada de cinomose é uma doença viral grave e extremamente contagiosa. Ela é prevenida pela vacinação, sendo que gatos com menos de um ano são os mais suscetíveis devido à falta de vacina;
  • Coronavírus: o coronavírus felino é um vírus RNA que afeta aos gatos e instala-se nas células do epitélio do intestino causando gastroenterites leves e crônicas. O contágio ocorre por meio do contato com fezes contaminadas e pode causar a peritonite infecciosa felina;
  • Leptospirose: trata-se de uma doença dos gatos infecciosa, provocada pela bactéria leptospira interrogans que sobrevive em ambientes úmidos e sem sol, o que aumenta à incidência no verão. Os sintomas da doença incluem febre, depressão, perda do apetite, vômito, dor muscular, dor renal, desidratação e urina escura.

3. Doenças gastrointestinais

Com o aumento das temperaturas no verão os felinos ficam mais suscetíveis a uma doença dos gatos em decorrência das alterações nos alimentos, o que demanda um armazenamento adequado em local arejado e sem umidade.

Nessa época é ainda mais importante evitar dar alimentos gordurosos ao pet, pois o calor prejudica a digestão e pode causar mal-estar.

4. Desidratação e insolação

Durante o verão é especialmente importante deixar água disponível o tempo todo para o pet, lembrando-se que ela deve ser fresca e permanecer em um local arejado e sem sol.

Muita atenção também ao transportar o animal em carros ou realizar passeios, evitando sempre os horários mais quentes do dia e levando uma vasilha com água para que ele possa se hidratar.

5. Hipertermia

Uma doença dos gatos muito comum no verão é a hipertermia, que consiste no aumento da temperatura corporal e que decorre da desidratação ou insolação.

A única forma de controle da temperatura corporal nos gatos é a respiração, portanto, é importante que o animal não fique em locais quentes e úmidos, buscando sempre uma alternativa arejada e fresca para ele.

6. Doenças parasitárias

O verão aumenta a incidência de doenças parasitárias como aquelas causadas por pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas.

O ideal é evitar ambientes nos quais esses parasitas podem estar presentes, como quintais, praças ou depósitos. Além disso, utilize os produtos que protegem os felinos contra esses parasitas conforme orientação veterinária.

7. Verminoses

As verminoses também podem ficar mais comuns no verão principalmente se você viajar com o pet, levá-lo para um novo ambiente ou em festas.

A prevenção e tratamento ocorrem por meio dos medicamentos vermífugos adequados à raça, tamanho e idade do seu felino.

Portanto, ao conhecer a doença dos gatos mais comum no verão os tutores podem adotar medidas profiláticas para reduzir as chances de contágio e garantir a saúde do animal nessa estação.