Aprenda a comprar online de forma segura

Aprenda-a-comprar-online-de-forma-segura.png

As compras online são uma ótima maneira de comparar preços, encontrar pechinchas e economizar dinheiro de qualquer lugar com uma conexão de dados móvel ou Internet. Mas, à medida que sua popularidade aumenta, também aumentam os riscos, com mais e mais pessoas tentando tirar você do seu dinheiro ou roubar os detalhes do seu cartão. Felizmente, se você seguir algumas regras simples, poderá ter uma experiência de compra online segura e protegida.

Dicas de segurança para compras online

Estas são algumas maneiras realmente simples de comprar com segurança online, que você pode usar todos os dias:

  1. Pesquise varejistas online para garantir que eles sejam legítimos.
  2. Verifique se o site é seguro.
  3. Conheça seus direitos e a política de devoluções da empresa.
  4. Mantenha a proteção contra software e vírus atualizada e use senhas fortes para contas online.
  5. Caso não tenha uma VPN (Rede Privada Virtual), não use Wi-Fi público.
  6. Pague com cartão de crédito. Você terá mais proteção. Como alternativa, serviços online como o PayPal significam que os golpistas não poderão se apossar dos seus dados bancários.
  7. Seja esperto. Se um negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe.

Pesquise o site e o vendedor

Existem milhares de sites para fazer compras na internet, muitos com outros milhares mais vendedores independentes. A maioria deles é perfeitamente legítima, mas identificar os fraudulentos requer um pouco de pesquisa.

Se você estiver usando um site que não usou antes, pesquise-o online para ver se ele tem algum feedback negativo. Para vendedores independentes em um site, você pode conferir as resenhas online em um site como o TrustPilot.

Sites de comércio eletrônico mais conhecidos são certamente mais confiáveis, mas podem ser vulneráveis a ataques de produtos piratas.

Devoluções e falsificações

Há também algumas informações que você deve descobrir antes de comprar online.

Quanto tempo leva a entrega e de onde o item está sendo enviado? Um vendedor baseado no Reino Unido ou na Europa deve ser capaz de entregar dentro de uma semana, se o item estiver em estoque.

Qual é a política de devoluções? Se eles não parecem ter uma, você deve suspeitar. Saber qual é a política o ajudará se algo não for entregue ou chegar quebrado, mesmo que o vendedor não estivesse tentando enganá-lo.

Há também um grande mercado online para a venda de produtos falsificados. Pode ser difícil de identificar, mesmo quando você tem o produto na mão. Mas, estando ciente disso e pesquisando quanto custaria a coisa real, você terá uma idéia de quando uma oferta é boa demais para ser verdadeira.

Como você pode saber se um site é seguro

Coloque sempre os detalhes do seu cartão em sites seguros. Esteja atento aos seguintes sinais para saber que você está comprando com segurança. Lembre-se, isso significa apenas que o site é seguro, não que o vendedor seja honesto.

Símbolo de cadeado – Deve haver um cadeado na barra de endereço ao lado do endereço do site.

Endereço do site – deve começar com https: //. O S significa seguro

Barra de endereço verde – em determinados navegadores e sites, a barra de endereço ficará verde.

Certificado válido – Se você clicar no símbolo do cadeado ou apenas à esquerda da barra de endereço, deverá ver informações no certificado do site. Isso deve informar quem registrou o site. Se você receber um aviso sobre um certificado, evite o site.

Atualizar Antivírus e Antispyware

Mantenha todos os seus programas feitos para proteger os seus dados atualizados. Nunca sabemos quando um aparelho está infectado com um malware ou vírus.