Curso de SEO grátis

Ao longo dos últimos 15 anos,  o internet-marketing explodiu de forma gigantesca. Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas estão migrando para ele.

Na medida que essas pessoas aprenderam mais e mais, não demorou muito para que corressem atrás de aprender sobre SEO.  Faz tempo que este é o método gratuito e mais popular para direcionamento de tráfego.

O problema com SEO é que cerca de 95% do tráfego vem do search engine do Google. Então, quando o Google resolve mudar seus algoritmos, dezenas de milhares de websites podem cair no esquecimento durante a noite.

Sorte para você, pois descobrimos como impedir que isso aconteça. Se você está apenas começando com SEO ou se você faz isso há anos, este curso pode ajudá-lo muito.

Você irá notar que este curso não é complicado, e o “cerne real” de onde ir a partir daqui também não é.  É assim porque achamos que o SEO não seja nem de longe tão complicado como a maioria dos profissionais de marketing falam ou fazem a coisa parecer! Você apenas tem que seguir algumas regras e já estará fazendo muito melhor do que a maioria dos seus concorrentes fazem atualmente.

Curso de SEO grátis:


Por que SEO?

Há uma razão pela qual SEO é de longe o método de tráfego gratuito mais popular online.  Porém, existem inúmeras razões para isso.

Uma coisa: ele pode te criar um enorme fluxo de conexões passivas. Uma vez que você tenha conseguido classificar um site em #1 no ranking do search engine (SERP) por causa de suas keywords (palavras-chave), ele irá te de dar dinheiro todo dia, você trabalhando nele ou não.

Agora, isso não quer dizer que você nunca deva tocar no site novamente. Significa apenas que o seu site não precisará constantemente da sua atenção como quando você se faz as campanhas de tráfego pago.

Outra razão que as pessoas gostam de SEO é que é barato. Você não precisa de um grande orçamento para iniciar. Na verdade, tudo o que você realmente precisa é de um pouco de dinheiro para o registro de seu nome de domínio e hospedagem do site.

Criando backlinks, escrevendo artigos, criando vídeos (isto até pode levar um pouco de tempo, mas não dinheiro, a menos que você terceirizá-los). E uma vez que a maioria dos profissionais de marketing têm mais tempo do que o dinheiro, isto é muito bom para direcionamento de tráfego.

E finalmente, o tráfego do search engine é extremamente segmentado! Hoje em dia, as pessoas vão procurar no Google quando têm algum problema ou dúvida, ex:  perda de peso, divórcio, dinheiro, doença cardíaca, mal comportamento das crianças, etc. O Google tem a resposta para tudo!  Você acabou de digitar a sua pergunta, pressione Enter e o Google já está te ajudando com uma lista de sugestões (respostas).

E isto resulta que: se o seu site está no topo desta lista, você é um dos únicos que tem a oportunidade de ajudar no que o usuário do Google procura.

E isso soa como uma ótima oportunidade de negócio para mim.

Mas aqui está o “X” da questão:  o mundo on-line muda diariamente. Isto também inclui os search engines, e como empresários/comerciantes podem utilizar o SEO para direcionar o tráfego?

Para clarear esta pergunta, teremos que dar uma olhada em como o SEO mudou ao longo dos anos.

Como o SEO era feito?

Quando o Google surgiu pela primeira vez, foi extremamente fácil de ranquear um site com certos keywords. Isto era baseado em otimizações onsite e offsite.

 

Antiga Otimização Onsite

Era usado da seguinte forma: você enchia o site de keywords  que eram os objetivos, e você recebia o tráfego, simples não?

Por exemplo, digamos que você estava utilizando o keywords “como perder peso”

Quando você digitava isso no Google, era muito comum encontrar sites que ficavam mais ou menos desta forma (não, eu não estou brincando):

como perder peso como perder peso como perder peso como perder peso
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… parece ridículo, certo?

Bem, não demorou muito tempo para o Google descobrir que uma elevada densidade de keywords não buscava conteúdo de qualidade para o leitor.

Então, eles reduziram o que é considerado um keyword ótimo com densidade de 1% a 3%.

Se for um internal linking (que não era muito importante), você podia conectar itens (posts, páginas, etc) dentro do seu próprio site para manter o visitante lá por mais tempo, mas não era critério na época para coisa alguma.

Seu site não precisava ser limpo. Você poderia ter imagens em todo lugar, cores feias, altas taxas de rejeição (ou seja, os visitantes não ficavam por muito tempo no site), toneladas de códigos extras, erros de códigos e um monte de outras coisas desagradáveis e desnecessárias.

Espero que você tenha entendido o foco, que onsite costumava ser fácil. Ao longo dos anos, alguns itens foram limpos, mas só nos últimos anos é que realmente começou a fazer uma baita diferença.

Vamos falar sobre backlinks.

 

Antigo Backlinking

Era comum que todos os backlinks fossem tratados como iguais. O site com o maior número de backlinks sempre ganhava (ainda mais com a otimização onsite daquela época).

Tanto fazia se os seus backlinks vinham de fóruns, artigos direcionados, blogs de autoria própria, sites .edu, ou qualquer outro lixo ou coisa parecida.

Mesmo que isto parecia ser justo no início, ocorriam muitos abusos. Com softwares automatizados era muito fácil espalhar backlinks-spam por toda a web. Hoje você pode comprar milhares e milhares de backlinks para o seu site todos os dias por menos de USD 100 por mês.

E esse material era usado para funcionar perfeitamente.

Existem várias histórias de profissionais de marketing que lançavam um site, minavam milhares de backlinks para aparecer em todo o lugar, e tê-lo em 1º no ranking  em apenas dias, senão horas.

Ao longo do tempo, porém,  o Google percebeu que ele não estava conseguindo entregar conteúdo de qualidade para o seus usuários no buscador. As pessoas começaram a parar de usar o Google, porque os resultados às vezes eram praticamente só spam, muito ruim.

Mas então, o que aconteceu? O Google decidiu contra-atacar: com pandas e pinguins.

Evergreen SEO

Se você gastar muito tempo pesquisando SEO, você vai encontrar pequenos pedaços destas informações espalhadas por todo lugar.

Por exemplo, você vai encontrar slogans como: “qualidade antes que quantidade”, ou “não construa o seu negócio nas areias de SEO “.

Os argumentos são verdadeiros, porém realmente não são úteis. Pelo contrário, as empresas procuram o SEO de acordo com as necessidades. O empresário precisa informar todos os mínimos detalhes para ajudá-lo a construir sites sólidos como rochas com a finalidade exclusiva de sempre subir no SERPS (Search Engine Results Page), e nunca para baixo.

Para ajudá-lo neste caso, dividi em 2 diferentes capítulos; 1) como se resguardar destas atualizações do Google e, 2) como construir novos sites já com estas atualizações em mente.

Como Recuperar Seu Site do Esquecimento

Caso essas atualizações  do google tenham “queimado” seu(s) site(s) atual(is), existem algumas coisas que você poderá fazer:

1. Comece a direcionar tráfego de outros lugares;  YouTube, sites de compartilhamento, comunicados de imprensa, comentários reais de blogs, mensagens de clientes, artigos em geral, etc.  Tráfego pago não deve pesar tanto (ele não precisa ser de centenas de cliques por dia, comece devagar)

Lembre-se que o Google gosta de sites populares e de alta qualidade. Se o seu site recebe visitantes de toda a parte da web, isso conta muito mais para o Google.

E antes que você comece a pensar que “o Google não pode ver tudo”, lembre-se que o Youtube também é do Google. Ele consegue enxergar quando as pessoas clicam do YouTube para o seu site… ou, quando não o fazem.

2. Fique de olho para as taxas de rejeição do seu site (site’s bounce rates). A taxa de rejeição  está extremamente elevada? Se sim, adicione alguns vídeos para os visitantes assistirem. Faça seus artigos com textos mais longos e mais interessantes. Coloque ferramentas ou alguma forma de interatividade para que o visitante brinque.

O “X” da questão aqui é fazer de tudo o que é possível para que os seus visitantes fiquem mais tempo no seu site.

Quanto mais tempo eles estão lendo o seu site / assistindo seus vídeos / interagindo,  mais e mais o Google vai pensar em:”oh, as pessoas gostam do material deste site”. Crie conteúdo de alta qualidade, e não apenas quantidade.

3. Se possível, altere o anchor text dos seus incoming backlinks. Quando não for possível alterar, varie bastante o anchor text vindo de fora do site. Use keywords semelhantes, mas não continue usando o seu keyword principal o tempo todo.

Como mencionado anteriormente, isso somente irá parecer mais natural. Se um grupo de blogueiros estão linkando algo em seu site, quais são as chances de que todos vão usar a sua keyword principal como sendo anchor text? Extremamente baixo, a não ser que não pareça natural, ou não fazê-lo.

4. Então, a partir de agora; diversifique, diversifique, diversifique. Você quer direcionar o tráfego através de backlinksde qualidade vindo de múltiplas fontes com anchor text variados? Isso é o nome do jogo como SEO daqui pra frente.

E você sabe disso? Este tipo de SEO vai ser sólido durante muito, muito tempo. Como a internet muda, ela estará constantemente lutando contra spam. Você não quer ser visto como um spam, após otimizações de sites, certo? Em vez disso você quer ser visto como algo sólido, útil, que os visitantes vão amar, que irão visitar novamente, e que irão compartilhar com seus amigos e familiares, e assim por adiante.

5. Para manter os visitantes em seu site por muito mais tempo, faça inúmeras ligações internas (internal linking) entre as páginas e posts do seu site. Wikipedia faz isso, e isso torna muito mais fácil encontrar o que você está procurando, por inúmeras vezes sem precisar sair do Wikipedia.

Assim, por exemplo:  vamos imaginar que você tem um artigo falando sobre o treinamento de um Pastor Alemão para se sentar. Bom, se você também escreveu um artigo explicando como treinar seu Pastor Alemão para buscar algo, você deve ‘linkar’ os dois artigos! Pois a pessoa pode estar interessado em ler isso também.

6. Entre de cabeça na onda das redes sociais. FacebookInstagram e Twitter são os grandes queridos, mas você pode usar redditStumbleUponDiggPinterest e dentre muitos outros. Desde que a internet continua se movendo em direção ao aspecto social, siga sempre esta tendência, é um canal muito forte de backlinking!

Como Desenvolver um Site Novo

A semelhança é bem grande entre criar um Site Novo ou de recuperar um site do esquecimento. A vantagem de um site novo é que ele ainda não está contaminado com o passado! Assim, mesmo que você possa estar competindo com sites mais velhos que têm mais backlinks e caso esses backlinks são spam ou todos têm o mesmo anchor text, você pode vencê-los no SERPs em pouco tempo.

Então, quando você construir um site novo, eu recomendo fazer o seguinte:

1. Desenvolver um site com um nome fácil de ser lembrado e que tenha a haver com o negócio proposto. As pessoas provavelmente não irão se lembrar algo como: “comotreinarseupastoralemao.com”,  ou facilmente se lembrariam de “comotreinarseucao.com” ou algo parecido.

Lembre-se que você quer construir um espírito sólido de negócio e não apenas um site otimizado no search engine. Você estará direcionando tráfego de todos os lugares e dizendo as pessoas para irem no “comotreinarseupastoralemao.com”, e isto simplesmente não vai parecer bom.

2. Direcione o tráfego através de seus backlinks. O antigo método de backlinking é para que o Google encontre sites que as pessoas não necessariamente olham muito como: Perfis de fóruns, Artigos, etc.

Eles simplesmente não funcionam tão bem como são usados. Em vez disso, você tem que colocar backlinks onde as pessoas estão saindo. Crie blogs que o convidado possa publicar sobre temas do assunto de seu site e que os backlinks possam retornar em seguida, ou seja, voltar para o seu site.  Publique bons vídeos e crie um canal no YouTube (novamente, linkando de volta para o seu site), escreva publicações/artigos de qualidade que com certeza serão pulverizados em toda a web.

O Google não quer ver apenas que você tem backlinks de qualidade. Ele também quer ver o tráfego que vem através desses links. Funcionando isto, o seu site se torna popular, se classificando desta forma numa posição bem alta na SERPs.

3. Varie o seu anchor text. Como você está apenas começando no desenvolvimento do site, isso será bem fácil de fazer. Use keywords que são semelhantes de acordo com o tema do site, mas não exatamente o mesmo. Pelo menos, não o tempo todo.

Então, se você está usando a palavra-chave “como ter seu namorado de volta”, você pode usar keywords semelhantes como:  “obter o seu namorado de volta”, “como obter o seu homem de volta”, “obter o seu namorado de volta rápido”, “reconquistar seu namorado”, “ganhar o seu namorado de volta”, “ganhe de volta o seu namorado”,  etc.

Ao fazer isso, você não é visto mais como spam para o Google. Você ainda está dizendo a mesma coisa (para que as pessoas cliquem no seu site), mas você está fazendo da forma mais natural possível, no caminho legítimo mesmo e não no caminho spam, entenderam?

4. Crie links que aumentem a velocidade. Mas comece devagar com isso, alguns links por dia, que rapidamente irá aumentar a velocidade.

Um monte de SEO’s profissionais teimam mais pela velocidade dos links do que pela quantidade ou qualidade. Eles dizem que, enquanto você está seguindo o que parece ser um “padrão natural”, o Google vai te amar por isso.

Por exemplo, talvez se você começar na primeira semana colocando 3-5 links/dia.  Na próxima semana, você coloca de 5-7. Na semana seguinte, aumente de 7-13/dia. Então, se você apenas continuar aumentando, chegará até o ponto que você estará construindo dezenas ou mesmo centenas de links por dia.

  • Note que isso não irá funcionar tão bem para sites antigos que já possuem toneladas de backlinks. Pois o Google já sabe de suas velocidades de links saltando em toda web, por isso vai ser mais difícil ver isto funcionar bem.

5. Use agora mesmo sites de redes sociais. FacebookPinterestInstagramredditTwitter. Todos esses constroem backlinks sólidos para o seu site. Você pode direcionar o tráfego através deles e fazer com que o seu site apareça como destaque rapidamente.

Além do mais, se você tiver alguns fãs leais, será muito fácil de convencer eles a compartilharem seu site na Fanpagedeles do Facebook e no Twitter! Conheça-os e interaja com eles para se tornarem parceiros, essa é a regra do jogo.

Conclusão

Direcionar o tráfego através de SEO não precisa ser difícil. As pessoas o tornam difícil porque estão se concentrando unicamente em SEO, mas isso não irá criar um bom negócio para a internet.

A chave para SEO hoje e para o futuro é: criar conteúdo de qualidade e unidade de tráfego através de backlinks de vários sites usando anchor text variados.

Simples, se você fizer isso, seu negócio vai crescer! Se você está construindo o tráfego de múltiplos fluxos, tornando seu negócio mais popular e famoso,  sua posição SERP irá aumentar quase que instantaneamente.

Então, o que você está esperando? Crie alguma “evergreen SEO” para o seu site!

 

Bibliografia/Links Recomendados

– https://support.google.com/webmasters/answer/35291?hl=pt-BR

– http://www.entrepreneur.com/article/240271

– http://www.seoscribe.com/10-seo-predictions-for-2015.php

– http://thenextweb.com/socialmedia/2015/01/18/need-know-seo-going-2015/

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