É possível que os robôs dominem o mundo futuro?

É-possível-que-os-robôs-dominem-o-mundo-futuro.jpg

Imagine uma época no futuro em que robôs inteligentes estão governando o mundo! Os seres humanos foram derrotados e agora estão trabalhando para robôs sem remuneração. Existem alguns bolsões restantes da resistência humana contra robôs em todo o mundo, mas eles estão sendo destruídos rapidamente. Os seres humanos perderam a guerra contra a tecnologia e agora não há esperança à vista !!!

Isso soa como ficção científica? Isso é porque é! É mais provável que seja a história de um filme de ficção científica e não a realidade futura real. No entanto, os pessimistas de robôs acreditam firmemente que esse futuro pode se tornar realidade se não houver restrições severas impostas à inteligência artificial agora. Isso não é ajudado pelas várias previsões de Elon Musk, como“A IA é um risco fundamental para a existência da civilização humana” . Por outro lado, algumas pessoas acreditam que essas previsões do dia do juízo final estão levando as coisas muito longe, com Mark Zukerberg até comentando que essas previsões são “bastante irresponsáveis” e a inteligência artificial só pode melhorar nossas vidas no futuro.

1. Os robôs serão caros demais para implementar em todo o mundo

Se os robôs dominassem o mundo inteiro no futuro, a primeira suposição é que eles estariam disponíveis em todos os lugares do mundo. E deixe-me garantir que o mundo é grande demais para que isso aconteça com facilidade !!! Os robôs com inteligência artificial são caros (os orçamentos de pesquisa estão atualmente em bilhões e podem reduzir no futuro, mas em quanto?), E faria sentido usá-los em áreas onde os lucros superam os custos. Portanto, embora os robôs sejam usados ​​em muitos campos em todo o mundo, não há chance de que eles estejam EM TODA PARTE . E então, como eles criariam um império governando todos os humanos do mundo no futuro? !!!

E vamos imaginar por um segundo que todas as empresas demitem a maioria de seus humanos para empregar robôs? O que então? Todos os humanos desempregados não gastarão dinheiro e a economia global entrará em colapso. Mesmo as empresas que demitiram todos os seus seres humanos falharão por causa de nenhum lucro e teriam que contratar humanos novamente. Portanto, os robôs não podem governar totalmente o local de trabalho substituindo todos os humanos em seus empregos, a menos que esses humanos tenham outros empregos para manter a economia em movimento.

2. Os robôs não terão poderes legais

Como você acha que os humanos estão atualmente governando diferentes países? Bem, o processo é chamado de eleição e o governante é chamado de Presidente !!! Portanto, a única maneira de os robôs inteligentes poderem dominar o mundo neste sistema sem ter uma guerra total com os humanos é usando poderes legais . E eles não terão nenhum !!! Os robôs (mesmo os inteligentes) são apenas máquinas e não terão direitos humanos, como o direito de propriedade, o direito de possuir empresas, o direito de voto, etc.

E esses direitos são uma parte crítica da conquista do mundo! Além disso, por que os humanos dariam esses direitos aos robôs? Todos nós amamos o poder e nunca permitiríamos que ele fosse retirado voluntariamente. Além disso, embora as máquinas estejam ficando mais inteligentes, os humanos não estão ficando mais burros e, no máximo, os robôs inteligentes serão empregados como consultores para seres humanos poderosos (como os presidentes!)

3. Os robôs não podem vencer uma guerra contra o mundo inteiro

Agora você pode estar pensando que, se os robôs não puderem governar o mundo através do poder legal, eles podem decidir ter uma guerra total com os humanos. E os filmes de ficção científica até incentivaram esse pensamento! Tenha certeza, isso nunca vai acontecer !!! Se você olhar para a história, não há exército que tenha conseguido dominar totalmente o mundo. Os seres humanos adoram ser independentes e não deixam que ninguém os domine facilmente.

Mas você pode pensar que robôs super-inteligentes poderiam gerenciar o que os humanos não podiam na história. Mas não é tão fácil dominar o mundo inteiro com poder militar. Em primeiro lugar, as armas nucleares dos países não estão vinculados aos computadores centrais, pois isso seria bastante estúpido até nos dias de hoje! Portanto, se os robôs quisessem iniciar uma guerra nuclear, teriam que iniciá-la manualmente, o que os humanos podem facilmente parar.

Além disso, por que estamos assumindo que todos os robôs no futuro se tornarão maus e quererão governar os humanos? Pode haver diferentes tipos de robôs inteligentes com diferentes alianças (assim como os humanos!) De fato, vários governos já estão conduzindo experimentos em IA junto com muitas empresas de tecnologia. Portanto, pode acontecer que robôs com grupos humanos diferentes possam travar guerras entre si, mas não há chance de todos os robôs lutarem contra todos os seres humanos.

4. Os robôs não podem assumir todos os trabalhos

Mesmo se você não considerar a economia como no ponto 1, os robôs inteligentes também não poderão assumir todos os empregos no mundo. A maioria dos trabalhos criativos é protegida contra robôs. Pense nisso! O valor na maioria das artes é que ela foi criada por humanos. Tem sentimentos e emoções com os quais podemos nos identificar e que o tornam valioso. Você ainda se sentiria da mesma forma com Mona Lisa se soubesse que ela foi criada por um robô?

Mesmo nos dias de hoje, o artesanato local e as tradições culturais estão se tornando cada vez mais populares, pois representam uma perspectiva exclusivamente humana. (E não industrial, produzido em massa!). Mesmo no pior cenário, os trabalhos que dependem da humanidade dos trabalhadores nunca serão assumidos por robôs. E pode até acontecer que a era da robótica e da inteligência artificial possa, de fato, nos permitir explorar nossa humanidade e criatividade incorporada, permitindo que os robôs manejem todos os trabalhos que podem ser gerenciados no nível das máquinas.

5. Por que os robôs querem mesmo governar o mundo?

Se assumirmos que o futuro distante terá robôs super inteligentes e altamente evoluídos, a principal questão é por que eles querem governar o mundo? Estamos simplesmente imprimindo nossos próprios desejos em máquinas e imaginando que eles também desejam a mesma coisa que todos os seres humanos querem? PODER. Bem, se os robôs são realmente inteligentes, por que eles querem lidar com a complexidade de conquistar primeiro o mundo inteiro e depois lidar com todas as rebeliões humanas que ocorreriam?

De fato, os robôs podem até decidir ajudar os humanos e tornar este mundo um lugar melhor. Eles podem até decidir usar sua super-inteligência para resolver os problemas que os humanos enfrentam, como aquecimento global, crise de refugiados, fome no mundo etc. Outro ponto importante é que os robôs nem precisam das coisas básicas que os humanos exigem, como comida, água, oxigênio, etc. Então, por que eles se preocupariam em conquistar a Terra quando podem simplesmente sair e ir para qualquer lugar que desejarem? Até o céu não é o limite para robôs no futuro !!!

Tendo em mente todos os pontos acima, há muito pouca chance de o mundo futuro ter robôs inteligentes que dominem todos os seres humanos, seja militar ou economicamente. Claro, há uma chance de que os humanos possam usar robôs para combater suas guerras ou para outros propósitos malignos, pois isso faz parte da natureza humana. Mas esse problema pode ser resolvido propondo-se regulamentos, à medida que a inteligência artificial evolui o suficiente, mas ainda não chegou a esse ponto (e nem será no futuro próximo!)