Empreendedorismo digital: Entenda por que cada vez mais pessoas estão utilizando a internet para criar negócios

Empreendedorismo-digital-Entenda-por-que-cada-vez-mais-pessoas-estão-utilizando-a-internet-para-criar-negócios.png

Nunca o empreendedorismo esteve tão em alta, seja ele físico ou digital, quanto nos últimos anos, principalmente no Brasil.

Porque em um país com mais de uma dezena de milhões de pessoas procurando trabalho, muitas acabam encontrando na criação de negócios a única forma de sustento para suas famílias.

E diante desse cenário, o empreendedorismo digital se mostra uma grande opção para quem está nessa situação, assim como para aqueles que veem o meio digital como uma grande oportunidade.

O que é o empreendedorismo digital?

Basicamente, o empreendedorismo digital diz respeito a criação e desenvolvimento de negócios que oferecem acesso a seus produtos ou serviços através da internet.

Esse modelo de negócio vem se consolidando ano após ano, já que vai de encontro ao desejo de muitas pessoas em todo o mundo de ter condições mais flexíveis de trabalho.

O resultado dessa combinação é a criação de negócios cada vez mais disruptivos, muitos deles transformando diversos aspectos da vida de milhões de pessoas.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Criar negócios que funcionem totalmente online traz diversas vantagens para quem quer se tornar empreendedor.

Veja abaixo alguns desses benefícios

Menos barreiras de entrada

Quem decide empreender através de um negócio físico pode se deparar com algumas barreiras que muitas vezes acabam por inviabilizar a concretização do projeto.

Entre essas barreiras, as principais costumam ser:

  • Custos com aluguel e instalações físicas;
  • Impostos;
  • Contratação de funcionários;
  • Manutenção de estoques;
  • Concorrência.

No mundo do empreendedorismo digital, essas barreiras são muito menores, em muitos casos bastando apenas que você tenha um computador com acesso à internet.

Negócios mais flexíveis

Ter mais flexibilidade de horário é algo desejado por bilhões de pessoas em todas as partes do mundo, e quando você tem um emprego ou um negócio convencional dificilmente consegue essa flexibilidade.

Na verdade, acontece justamente o oposto: você acaba se tornando escravo do seu próprio negócio.

E assim, o que deveria ser a realização de um sonho se transforma em um pesadelo sem fim.

Isso não significa que quando você empreende no mundo online você trabalha menos, mas que você define como, quando e onde quer realizar suas tarefas, se quer ter um site, uma loja virtual ou fazer negócios pelas redes sociais.

Investimento inicial menor

Os custos são um fator determinante para a sobrevivência de milhares de negócios por toda a parte.

Afinal, principalmente para os pequenos negócios em estágio inicial, eles são um perigo que está sempre rondando.

Os gastos com aluguel, máquinas, impostos, salários, e outros itens muitas vezes acabam consumindo todo o capital do empreendedor.

Para criar um negócio digital é necessário um investimento dezenas de vezes menor do que nos casos acima.

Isso faz com que o empreendedor consiga folego muito maior para trabalhar no desenvolvimento do negócio, até que os resultados comecem a surgir.

Ou seja, o empreendedorismo digital pode ser a saída que você estava procurando para tirar a sua ideia de negócio do papel e transformá-la em realidade, mesmo que você não tenha um grande capital para investir inicialmente.