Jussari-Bahia

Jussari é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 5.902 habitantes.

Jussari-Bahia2.png

História

No ano de 1917, às margens do Ribeirão Juçara, chegou o Sr. Marcelino Raimundo Nonato com sua senhora Antonia Maria de Jesus, e mais 23 pessoas da familia, com o objetivo de desbravar matas da propriedade do Sr. Manoel Pedro Correia. No entanto, Marcelino Raimundo Nonato e sua familia, se estabeleceram numa terra inóspita e inexplorada, iniciando um grande empreendimento: o plantio de feijão, mandioca, milho, entre outros generos alimentícios.

Jussari foi desmembrado do município de Itabuna, elevando-se assim à categoria de município em 09 de maio de 1985, através da Lei nº 4.448, e recebeu esse nome por existir na região bastante palmeiras de nome juçara (nome de origem indígena), que tinham grande utilidade para a população na confecção de portas, corberturas de casas e fabricação de remédios.

Clima

As chuvas são distribuídas uniformemente durante o ano, sendo que nos últimos anos surge à tendência é do inverno se tornar cada vez mais seco. Portanto existe a possibilidade de chover mais no período de janeiro a março e os meses mais secos apresentam entre junho a dezembro. O clima caracteriza-se como quente e úmido, com temperatura variável. A máxima em torno de 38ºC no verão e a mínima 16Cº no inverno.

Cultura

As manifestações folclóricas que mais se destacam no município são as festas juninas, ( São João e Santo Antonio), festa de montaria, cavalgadas e o Micareta da Cidade, essas manifestações trazem visitantes à Cidade, alavancando a economia local.

Turismo

A atração turística do Município é a Serra do Teimoso, uma reserva natural, os campeonatos de Futebol atraem pessoas do municípios Vizinhos, além da tradicional festa de montaria.

Site oficial da cidade