Manoel Vitorino-Bahia

Manoel Vitorino é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2009 era de 14.138 habitantes.

História

Seu nome homenageia o governador da Bahia e vice-presidente brasileiro Manuel Vitorino. Seu território pertencia originalmente à Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité e, por sucessivos desmembramentos, veio finalmente a se emancipar de Boa Nova em 1962, da qual foi distrito, primeiro com o nome de Cachoeira de Manoel Roque (em 1936/37), alterado para Imbuíra em 1938.

Sua emancipação ocorre com a Lei estadual nº 1771, de 30 de julho de 1962, composto por dois distritos: a sede e Catingal, antes denominado Volta dos Meiras por habitar ali numerosa população com este sobrenome. Catingal é também grande produtor de umbus o que possibilitou a instalação de uma agroindústria da fruta naquele município.

A rede de drenagem é composta por vários rios intermitentes, com exceção do Rio das Contas que se constitui em um importante curso d’água, incluído entre os cinco mais Importantes do Estado da Bahia.

Apresenta uma formação vegetal do tipo caatinga e mata de cipó, e uma baixa taxa de ocupação populacional, onde a grande maioria vive da pecuária extensiva (caprinos, bovinos e ovinos) e agricultura de sequeiro, tendo no processo extrativista um complemento de renda importante para a sobrevivência.

Site oficial da cidade


Advertisements