Nova Canaã-Bahia

Nova Canaã é um município do estado da Bahia, Brasil. Sua população estimada em 2010 era de 16.767 habitantes.

História

Nova Canaã se separou do município de Poções através da lei 1.540, de 21 de outubro de 1961.

Segundo relatos dos antigos moradores, as terras do município de Nova Canaã começaram a serem povoadas entre 1904 e 1910. Entre os pioneiros estão o Sr. José Antonio Lopes Vieira e o Sr. Bernardino Rodrigues de Matos. São originárias as primeiras famílias de Nova Canaã da região do Vale do Jiquiriçá e Lavras Diamantinas. Bernardino Rodrigues de Matos preocupado com a educação dos filhos e demais moradores organizou o Instituto Florestal.

Em 1925 surgiu a vila de Água Fria, atraindo muitos moradores de outros municípios, motivados pela lavoura de café e durante muito tempo tornou-se próspera.

Esta vila de Água Fria situada num local muito montanhoso, sem possibilidade de expansão. Em 1940, após entendimentos com representantes políticos do distrito, e autoridades locais, resolveu-se transferir o povoado para a fazenda Caldeirão, cujo nome foi mudado para Nova Canaã, nome de origem bíblica que significa ‘terra prometida’. Essa transferência fez com que rapidamente prosperasse o comércio, etc.

Sua principal cultura era o café e a pecuária.

Geografia

Fica a 21 km de Itajaí, 6 km de Iguaí, 45 km de Poções, a 23 km de Ibicuí, a 127 km de Itabuna, a 163 km de Ilhéus.

Possui dois distritos: distrito sede e Itajaí, e além desses os povoados de Icaraí e Serra do Capa Bode.

Site oficial da cidade


Advertisements