O futuro da humanidade e o mundo da tecnologia

O-futuro-da-humanidade-e-o-mundo-da-tecnologia.jpg

Você já se perguntou como nosso mundo funcionaria em 10 ou talvez nos próximos 20 anos? Como está a vida humana naquela época? Será colonizado por uma máquina como a retratada no filme Exterminador? Poderia ser … Mas aqui vou tentar descrever como serão nossas vidas de acordo com o governo japonês. Por que o Japão? Como a infraestrutura no Japão e o desenvolvimento da tecnologia são muito sofisticados, é claro que é possível obter condições ideais em que os humanos possam viver melhor sendo apoiados pela tecnologia. Este conceito é nomeado como Society 5.0.

O que é o Society 5.0?

Society 5.0 é um conceito de sociedade centrado no homem que equilibra o progresso econômico com a solução de problemas sociais com sistemas que integram altamente o ciberespaço e o espaço físico.
Este conceito é a quinta etapa do roteiro da ciência e tecnologia básicas.

Como a comunidade vive na sociedade 5.0?

Ao entrar no Society 5.0, todos os dados coletados desde o período do Society 4.0 serão processados ​​e convertidos em uma nova forma de inteligência por inteligência artificial (AI) e disseminados para todos os setores da vida das pessoas. Espera-se que a vida humana seja mais confortável e estável, porque as pessoas receberão suprimentos de produtos e serviços na quantidade e no momento certos.

Podemos esperar alguma melhoria nesses setores:

(1) Saúde

Ao conectar e compartilhar dados médicos que se espalham por diferentes hospitais, é possível fornecer atendimento médico eficaz com base em dados. Hospitais em áreas remotas podem fornecer serviços por meio do aplicativo, para que as pessoas com dificuldade de ir ao hospital ainda possam obter serviços de saúde. Verificações básicas de saúde, como batimentos cardíacos, pressão arterial, etc., podem ser feitas em cada residência com a ajuda da tecnologia, para que a saúde da comunidade seja mantida e a expectativa de vida humana aumentada.

(2) Transporte e mobilidade

Veículos autônomos são uma coisa comum de usar. Esses veículos ajudarão as pessoas que têm dificuldade em chegar a estabelecimentos públicos, como hospitais, etc. Carros autônomos podem levar pessoas que não podem dirigir para chegar ao seu destino com segurança. Além disso, a tecnologia automática de drones facilita o processo de logística e é mais eficiente.

(3) Infra-estrutura

O uso de sensores será comum em todos os lugares. Os sensores são colocados em túneis, pontes, barragens de água e por toda a cidade. Esses sensores contarão o número de veículos que passam, registrando violações de trânsito, detectando a altura da água e alertando se há partes da construção que precisam ser reparadas. Espera-se também que robôs e mecanismos automáticos reduzam o risco de acidentes e melhorem a segurança, eficiência e produtividade.

(4) Tecnologia financeira

A tecnologia Blockchain será uma coisa comum usada nas transações financeiras diárias. Com a implementação da tecnologia blockchain, espera-se reduzir o tempo e os custos das transações, além de aumentar a segurança nas transações diárias.

Conclusão

Parece que podemos respirar mais facilmente depois de ver a visão da Society 5.0. Os humanos não serão substituídos por máquinas, mas os humanos se tornarão o centro da vida social e as máquinas se tornarão um sistema de apoio ao seu redor. A inteligência artificial ajudará a fazer escolhas alternativas para os seres humanos e os humanos tomarão decisões. Haverá mais opções de fontes de energia mais eficientes e ecológicas. A automação no setor agrícola aumentará a eficiência da produção e reduzirá o problema das dificuldades alimentares. No setor da saúde, haverá mais sistemas de apoio de inteligência artificial e robôs para reduzir o risco de acidentes e níveis de congestionamento. No setor financeiro, o blockchain abrirá novos caminhos na realização de transações financeiras diárias.