Principais prós e contras da tecnologia

Principais-prós-e-contras-da-tecnologia.jpg

O crescimento da tecnologia é um dos tópicos mais discutíveis. Alguns cientistas se referem a ele como um desastre, enquanto outros se referem a ele como uma bênção. Sem dúvida, vivemos na era da tecnologia, onde ela se tornou uma parte importante de nossa vida, mas às vezes também pode ser um obstáculo se a dependência continuar aumentando. Antes de chegarmos a qualquer conclusão, vamos considerar os prós e os contras da tecnologia.

Aqui estão os prós e contras da tecnologia

Prós

Melhora a eficiência dos negócios

A melhor vantagem de qualquer tecnologia é que ela aumenta a eficiência de um processo de negócios.

Podemos realizar mais tarefas em menos tempo. De unidades compartilhadas a e-mails, a comunicação, a coordenação, a execução e a implementação de muitos processos de negócios tornaram-se rápidas e sem complicações, tudo graças à tecnologia.

Poupa tempo

Uma vantagem muito óbvia da tecnologia é que ela economiza tempo. Como somos capazes de concluir uma tarefa em menos tempo, podemos utilizar o tempo economizado para outras atividades importantes. Com a ajuda da tecnologia, muitas atividades como cozinhar, limpar, trabalhar e pendulares são realizadas mais rapidamente.

Melhor comunicação

Antigamente, era difícil se comunicar com uma pessoa pertencente a uma parte diferente do mundo. Pense nisso! Pense no tempo em que as pessoas precisavam se comunicar usando pombos ou cartas, algo que levava dias ou semanas! No entanto, hoje o mundo chegou mais perto e é possível conectar-se facilmente a uma pessoa sentada em outro canto do mundo, tudo graças à tecnologia.

Reduz os riscos de crimes cibernéticos

O maior benefício da tecnologia é para o mundo cibernético. Os algoritmos de inteligência artificial (AI) são qualificados para detectar uma alteração nos padrões únicos do padrão normal.

A implementação da IA ​​para detectar ataques cibernéticos ainda está em um estágio inicial, mas com o avanço da tecnologia, pode-se esperar impedi-lo. Portanto, as chances de um ataque cibernético são reduzidas.  

Contras

Além das vantagens discutidas acima, também existem algumas desvantagens dos avanços tecnológicos: 

Extrema confiabilidade

A cada dia que passa, estamos nos tornando cada vez mais dependentes da tecnologia para quase todas as tarefas, mesmo sem perceber. Um exemplo comum disso é usar um serviço de táxi. Outro exemplo é o uso do GPS para saber as direções de qualquer local desejado. Hoje, muitas pessoas não se incomodam em aprender ou memorizar rotas porque dependem do Google Maps para isso. De muitas maneiras, esse não é um bom caminho que estamos seguindo!

Caro

Embora a tecnologia já faça parte da vida de muitas pessoas, ainda existem algumas pessoas por aí que não podem pagar por algumas tecnologias. Muitas tecnologias que estão sendo usadas pelas organizações são caras. Como resultado, um dos maiores contras da tecnologia é que ela só pode ser usada por quem pode pagar.

Escassez de empregos

Com a tecnologia, a eficiência de uma tarefa aumentou dez vezes e essa é a razão pela qual a tecnologia poderá substituir os seres humanos em breve. Um aumento na tecnologia garantirá que as tarefas que os humanos possam realizar mais cedo possam agora ser realizadas por máquinas e tecnologia. Assim, criando uma escassez de empregos.

Atualmente, até as organizações preferem a tecnologia capaz de realizar tarefas com mais eficiência do que os humanos. Assim, com o surgimento da tecnologia, os seres humanos podem ser substituídos por algoritmos e robôs.

Mau funcionamento

A maior desvantagem da tecnologia é que todos são acionados por máquinas. E um pequeno lapso no funcionamento pode criar uma situação que não pode ser controlada. Portanto, um pequeno mau funcionamento pode causar uma falha completa que também pode custar uma vida humana.

Agora que discutimos como a tecnologia nos beneficia e também as desvantagens da tecnologia atual, estamos confusos quanto à possibilidade de percebê-la como um benefício ou desgraça. Somente o tempo pode validar o futuro da tecnologia. Também pensamos que, como cidadãos globais, temos a responsabilidade de permitir que certas tecnologias entrem em nossas vidas. Cabe a nós tomar as decisões!