Refrigerante natural é produzido na Chapada Diamantina

Refrigerante-natural-é-produzido-na-Chapada-Diamantina-capa.jpg

Refrigerante natural é produzido na Chapada Diamantina…

A região da Chapada Diamantina é referência na produção de cervejas artesanais, cafés especiais, vinhos e hidromel. Mas passa a contar agora com uma nova opção de bebida que é o refrigerante natural e artesanal ‘Sempre Viva Kombucha’. Esse produto é uma parceria do fotógrafo Açony Santos e da sabática produtora cultural Monique Ferrari. ‘Sempre Viva Kombucha’ é produzida em Lençóis, município histórico da região chapadeira, e seu nome é uma referência à bebida vida e também uma homenagem à flor sempre-viva – típica da região e símbolo da sua preservação.

Recomendando por nutricionistas, a ‘Kombucha’ é produzida de maneira artesanal e apenas com ingredientes naturais. A bebida é gaseificada, livre de conservantes e corantes, sendo um saboroso e saudável substituto a refrigerantes e bebidas alcoólicas. ‘Kombucha’ é uma bebida probiótica com ricas propriedades nutritivas, inúmeros benefícios à saúde e de agradável sabor. De origem chinesa, a ‘Kombucha’ é consumida há milhares de anos em diversas culturas, popularizando-se mundialmente como o “elixir da vida”.

A ‘Kombucha’ alimenta-se uma colônia de leveduras e bactérias com o chá verde e açúcar. Acontece, então, um processo de fermentação, em que a ‘Kombucha’ consome a maior parte dessas substâncias, oferecendo em troca uma bebida com diversas vitaminas, enzimas e ácidos orgânicos essenciais à nossa saúde. No universo da cultura da ‘Kombucha’, existe uma prática de se compartilhar conhecimentos, receitas e também de doar os chamados ‘filhotes’ de kombucha a amigos e vizinhos. Foi assim que os sócios de conheceram.

Onde encontrar
A bebida é comercializada em diversos locais de Lençóis:
Bares: Galeria Fuxico e Toca Bar;
Restaurantes: Cozinha Aberta, Lampião, Artistas da Massa, Tomatito, El Jamiro, Jerimum, Sabor da Serra e Fundo de Quintal;
Cafeterias: São Benedito, Bavarois, Café do Mato e Pàdé Café;
Mercado: Brandão
Pousada: Tatu do Bem

Fonte: Jornal da Chapada